FORMULANDO AS PRÓPRIAS PERGUNTAS
Encontrar uma pergunta ou questionamento que nos desperte interesse de investigação não é uma tarefa tão simples.
A princípio parece fácil levantar qualquer questão e jogá-la a discussão, mas depois se percebe que vários pontos precisam ser avaliados e respeitados para que a pesquisa possa representar uma aprendizagem individual e de grupo. Pensar em uma pergunta que já se saiba a resposta, ou que represente apenas uma afirmação como resposta não é capaz de gerar uma situação de investigação ou de interesse, não proporcionando a aprendizagem. É necessário, portanto pensar em algo que desperte o interesse, que apresente a possibilidade de pesquisa e que, além disso, possa se interligar a outros questionamentos do grupo. Portanto podemos afirmar, a pesquisa se inicia na escolha da pergunta.
A partir daí, os grupos de estudo se formam por afinidade na escolha do tema, e aos poucos foram se moldando e encaixando cada pergunta, aproximando-as de forma explicita até encontrar eixos de ligação que as tornassem parte uma da outra. Encontrando conceitos comuns e diferenças significativas que tornassem a investigação um interesse de todo o grupo.
O trabalho conduzido desta forma não fica fragmentado a soluções individuais, mas tem no questionamento do grupo um ponto de interesses comuns, capazes de contribuir para todo o grupo.
A princípio parece fácil levantar qualquer questão e jogá-la a discussão, mas depois se percebe que vários pontos precisam ser avaliados e respeitados para que a pesquisa possa representar uma aprendizagem individual e de grupo. Pensar em uma pergunta que já se saiba a resposta, ou que represente apenas uma afirmação como resposta não é capaz de gerar uma situação de investigação ou de interesse, não proporcionando a aprendizagem. É necessário, portanto pensar em algo que desperte o interesse, que apresente a possibilidade de pesquisa e que, além disso, possa se interligar a outros questionamentos do grupo. Portanto podemos afirmar, a pesquisa se inicia na escolha da pergunta.
A partir daí, os grupos de estudo se formam por afinidade na escolha do tema, e aos poucos foram se moldando e encaixando cada pergunta, aproximando-as de forma explicita até encontrar eixos de ligação que as tornassem parte uma da outra. Encontrando conceitos comuns e diferenças significativas que tornassem a investigação um interesse de todo o grupo.
O trabalho conduzido desta forma não fica fragmentado a soluções individuais, mas tem no questionamento do grupo um ponto de interesses comuns, capazes de contribuir para todo o grupo.
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