Qual é a Questão?
A escola tradicional coloca a decisão de escolha de objetivos, conteúdos, tempo de aprendizagem e interesse dos alunos sobre a determinação e gerenciamento do professor.
A questão é: Será que o aluno se sente instigado e curioso com os temas levantados pelo professor?
Para que a aprendizagem aconteça é necessário que ocorra uma inquietação, uma vontade intrínseca de descobrir, de formular estratégias, de buscar a resposta, neste ponto a ação é fundamental, pois é nela que construímos um sistema de conceitos e representações com relação ao mundo. E a interação (centrípeto_ quando há assimilação ou incorporação direta de elementos externos nos seus sistemas de referência e centrífugo_ quando os sistemas tentam assimilar elementos externos) que possibilitam a conceituação e socialização das respostas às indagações levantadas.
É preciso ter consciência de que todos têm o seu tempo de aprendizagem,o seu próprio interesse e sua explicação a fenômenos, tomando consciência da especificidade de cada indivíduo, e de que as respostas e conceitos precisam ser construídos e não transmitidos linearmente.
Assim constamos é preciso que o aluno levante questões de seu interesse, defina linhas de investigação e estratégias na busca de soluções e que o professor possibilite um ambiente acolhedor e instigador, no sentido de provocar a aprendizagem.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial